domingo, 2 de maio de 2010

Salas de Bate-Papo ou “chat online”



A comunicação instantânea pela Internet começou a se tornar uma febre com as salas de chat e IRC (Internet Relay Chat (IRC) é um protocolo de comunicação utilizado na Internet). Elas permitiram a troca de mensagens em tempo real com outros internautas, mas havia alguns inconvenientes. Até hoje, quem entra nas salas de bate-papo tem que conviver com os onipresentes "malas", além de receber mensagens indesejadas (spam) e outros incômodos. Em resumo, a comunicação é instantânea, mas não se sabe ao certo quem está do outro lado da tela.

As salas de bate-papo são locais virtuais na Internet onde as pessoas podem digitar mensagens que aparecem no computador de outras pessoas quase imediatamente. Os bate-papos são geralmente anônimos porque os participantes usam apelidos para se identificarem.

5 dicas de segurança para salas de bate-papo

1.

Nunca forneça suas informações pessoais em uma sala de bate-papo.

2.

Nunca concorde em encontrar pessoalmente algum estranho que você conheceu online.

3.

Quando solicitado a inserir ou inscrever um apelido para o bate-papo, escolha um nome que não indique suas informações pessoais. Por exemplo, você poderia usar BiaRadical em vez de BiaRecife.

4.

Suspeite de outros participantes do bate-papo que pedem para encontrá-lo em salas de bate-papo privadas.

5.

Verifique os termos e condições, o código de conduta e a declaração de privacidade do site de bate-papo antes de começar a bater papo.

5 dicas de segurança para crianças em salas de bate-papo

1.

Monitore o uso do bate-papo por seus filhos. Lembre-se, as crianças podem bater papo em sites da Web ou com programas de bate-papo, telefones celulares e mesmo em alguns jogos online.

2.

Diga a seus filhos que se alguma coisa na sala de bate-papo os deixar desconfortáveis, eles devem sair da sala de bate-papo imediatamente e avisar um adulto.

3.

Insista para que seus filhos nunca enviem fotos de si mesmos para ninguém que tenham conhecido em uma sala de bate-papo.

4.

Conheça o jargão do bate-papo. As crianças com freqüência se comunicam usando uma linguagem abreviada. Por exemplo, POS significa "Parent over Shoulder", indicando que a criança está sendo observada pelos pais naquele momento.

5.

Diga às crianças para participarem apenas de bate-papos moderados.


Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/IRC ; http://www.microsoft.com/brasil/athome/security/online/chatsafety.mspx

Você costuma participar de salas de bate-papo? Você acha que seguindo essas 5 dicas é seguro participar? Dê a sua opinião, faça um comentário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário